A política econômica do Governo Federal foi o tema do pronunciamento do senador Roberto Requião (PMDB/PR) desta segunda-feira (05). Ele criticou a redução de investimentos públicos no país, dizendo que é um dos gargalos que atrapalham o crescimento do Brasil e colocam a economia nacional em risco. “No regime capitalista que vivemos é o investimento público que puxa o investimento privado. E não o contrário”, ressaltou.
Requião disse que o PAC- Programa de Aceleração do Crescimento – não cumpriu seu papel. O senador destacou que os investimentos no setor de transportes praticamente desapareceram. “A esperança da presidente seria a retomada dos investimentos através da Parceria Público-Privada (PPP). Ninguém quer fazer PPP de estradas com pedágio quando os movimentos sociais estão nas ruas cobrando os preços absurdos, pedindo redução e livre trânsito pelo país”, avaliou.
Segundo o senador, as PPP serviram para aumentar os custos das obras púbicas. “Basta comparar quanto o Paraná pagou para construir a Ferroeste em parceria com o Exército e alguns empreiteiros e quanto está custando hoje o quilômetro de ferrovia nesta amaldiçoada PPP feita com dinheiro público, do BNDES”, exemplificou.