O senador Roberto Requião relembrou nesta quarta-feira (30) a “Operação Macuco”, da Polícia Federal e Ministério Público Federal, que desvendou o escândalo do Banestado, quando se apurou o desvio de 124 bilhões de dólares ao exterior, através do então banco estadual do Paraná. Os valores desviados à época, afirmou o senador, somavam muito mais do que as reservas brasileiras na moeda norte-americana. Segundo o senador, a “Operação Macuco”, conduzida pelo delegado José Castilho Netto e pelo procurador Celso Três, foi o ponto de partida para desvendar os métodos e os caminhos da corrupção no país. No entanto, denunciou Requião, a operação foi abafada e desmontada, sem a punição pelos responsávis pelos desvios. A seguir, texto e vídeo do discurso de Requião sobre o “Caso Banestado”.
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Prezado senador Requião, sou seu fiel eleitor aqui no Paraná tenho acompanhado seus trabalhos no Senado da República e muito me orgulha morar no mesmo estado onde vossa excelência representa, No caso da operação macuco ficou a pergunta que não quer se calar, porque o governo Lula abafou as investigações fazendo com que a “mãe” da roubalheira caísse em ostracismo. Assim fica difícil acreditar nas pessoas que conduzem nosso país. Abraços
Ilmo. Senador Requião,
Aprovo o discurso e gostaria de solicitar a publicação das cópias digitais dos documentos do inquérito, para análise acadêmica.