“As luzes amarelas da crise internacional já acenderam no Brasil”, alertou o senador Roberto Requião (PMDB/PR). Segundo ele, o Governo Federal está apelando não para o capital produtivo, mas para o capital especulativo quando eliminou o imposto sobre operações financeiras – IOF – para investimentos estrangeiros, que estava em 6%.
“Querem trazer o dinheiro especulativo para fechar a balança. Isto é um erro. Nós não podemos fazer a mesma coisa que a Europa fez. Não podemos nos submeter ao capital financeiro como ocorreu nos Estados Unidos, que levou a crise para o mundo inteiro”, afirmou.
Requião citou o exemplo da Espanha, que tem hoje 28% da população adulta desempregada e 50% dos jovens estão sem emprego. “Grécia, Itália, Portugal vivem uma crise sem limites e é preciso que a nossa presidenta não cometa os mesmos erros que a Europa cometeu”.
O senador voltou a dizer que o Brasil não tem um projeto claro, um planejamento. “Eu estou muito preocupado. O Governo cedeu à pressão da extrema direita ruralista quando entrega nossos portos às multinacionais. Não é este o caminho presidenta Dilma. Nós esperamos muito mais de Vossa Excelência”, finalizou.