Requião dá sugestão para simplificar licitações da Copa
Na audiência pública com o ministro do Esporte Orlando Silva, na Comissão de Educação, nesta quarta-feira, 23, o senador Roberto Requião sugeriu que o governo federal adote a experiência paranaenses em licitações públicas, para apressar as obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, que estariam atrasadas. Requião relatou que, quando governador do Paraná simplificou os ritos das concorrências, tornando-as mais ágeis, democráticas e transparentes. Ainda nesta semana, o Ministério do Esporte vai receber cópia da legislação paranaense.
O ministro Orlando Silva foi convocado pela Comissão de Educação para expor as diretrizes de sua pasta para o período 2011-2014. Segundo ele, o grande desafio é ampliar o acesso dos brasileiros aos esportes e ao lazer, dada a deficiência da infra-estrutura esportiva no país, já que essas atividades nunca fizeram parte das políticas do Estado. Paralelamente, o Ministério pretende aumentar os investimentos no esporte escolar e no chamado “esporte de alto rendimento”, para melhorar a competitividade do país em competições como as Olimpíadas.
Quanto ao esporte escolar e universitário, lembrou o ministro, o Brasil busca seguir o mesmo modelo dos Estados Unidos e de Cuba, que dão forte apoio às instituições de ensino para a formação de atletas.
Em relação à Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, Orlando Silva reconheceu atrasos e dificuldades nas realizações das obras. No entanto, garantiu, “os contratempos vão ser superados” e os estádios, as obras de infra-estrutura urbana, os portos e aeroportos estarão aptos a receber as competições.
Ana de Holanda
No dia seis de abril, uma quarta-feira, vai ser a vez da ministra Ana de Holanda da Cultura, expor seus planos de trabalho para o quatriênio 2011-2014, fechando-se assim o ciclo de depoimentos de ministro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
fotos: Geraldo Magela/Agência Estado