Requião defende que União subsidie universidades estaduais
O candidato Roberto Requião assumiu nesta terça-feira (dia 3) o compromisso em defender no Senado projeto o qual prevê que os custos das universidades e faculdades estaduais do Paraná sejam repartidos com o governo federal. Requião e a também candidata a senadora da coligação “A união faz um novo amanhã”, Gleisi Hoffmann, e o candidato ao governo, Osmar Dias, reuniram-se durante a tarde, em Curitiba, com reitores, vice-reitores, pró-reitores e diretores das instituições públicas de ensino superior.
Requião disse ser contra a federalização das universidades e faculdades estaduais. Entretanto, afirmou considerar necessário que a União banque parte da manutenção dessas instituições. Afinal, lembrou, o Paraná é a unidade da federação que tem o maior número de universidades estaduais, que historicamente foram criadas para suprir a ausência de investimentos federais no ensino superior. “Será uma briga minha e da Gleisi: fazer a União pagar parte da conta [de manutenção das instituições estaduais]”, anunciou.
Já tramita no Congresso, segundo Osmar Dias, que atualmente é senador, proposta de sua autoria estabelecendo esse compromisso por parte do governo federal. Osmar Dias explicou que o projeto estipula que 50% dos custos das universidades e faculdades estaduais sejam cobertos pela União.
A candidata Gleisi Hoffmann corrobou apoio ao projeto. “Não é um processo simples. Vai exigir muita discussão com nossa bancada. Mas acho que há possibilidade, até pela qualidade do ensino de nossas instituições estaduais”, sublinhou.
CONTINUIDADE – Ainda aos dirigentes das universidades e faculdades estaduais, Osmar Dias assegurou que vai manter, e aprofundar, todos os programas na área de ensino superior iniciados no Governo Requião. “O que vem sendo feito vai continuar, vai avançar, com uma velocidade ainda maior.”
Por fim, Roberto Requião pediu aos líderes das instituições apoio à candidata a deputada estadual Lygia Pupatto, que conduziu a reunião desta terça. Lygia foi secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no Governo Requião, e responsável pelo denso trabalho de reorganização do setor. Para Requião, a eleição de Lygia à Assembleia é imprescindível para que, com sua atuação no Legislativo, as políticas para o ensino superior implementadas a partir de 2003 sejam mantidas e aperfeiçoadas.
Página IncialSem categoriaRequião defende que União subsidie universidades estaduais