O senador Roberto Requião fulminou, nesta quinta-feira (20), no plenário de Senado, uma “questão de ordem” do senador Humberto Costa, líder do PT, pedindo à mesa que se abstenha-se de indicar os membros da CPI do Transporte Coletivo, inviabilizando assim a investigação. Valendo-se de decisões do Supremo Tribunal Federal sobre a constituição de CPIs, Requião desmontou as argumentações do PT, provando a legitimidade de sua iniciativa, apoiada por 28 senadores, de investigar as irregularidades no transporte coletivo do Brasil, que provocou as manifestações de junho passado.
– “Afinal, o que move o PT ao pretender impedir a investigação”, perguntou o senador.
Fortemente indignado com as manobras da mesa, e agora do PT, para frustrar a CPI, Requião exigiu “rápidas providências” e anunciou que vai até o STF para garantir o direito de investigar “a caixa preta” do transporte urbano no de passageiros no Brasil.
Momentos antes, em uma intervenção na Comissão de Relações Exteriores do Senado, Requião já havia falado sobre o assunto.
LEIA AQUI A CONSTITUCIONALIDADE DA CPI
Veja a seguir vídeo com as intervenções do senador e leia texto com sua argumentação contra a “questão de ordem” com que o PT tentou enterrar CPI dos ônibus.
Vídeo Discurso na Tribuna do Senado