O senador Roberto Requião, vice-presidente do Parlamento do Mercosul, participa nesta segunda-feira (17), em Montevidéu, da reunião da mesa diretora do colegiado. Entre os assuntos da pauta, o estabelecimento de um calendário para as reuniões ordinárias do Parlasul, a mudança do regulamento interno e a indicação de parlamentares para a composição das comissões permanentes do Parlamento.
Segundo o senador, a reunião da mesa dirigente, conforme programação acordada entre os países membros, demonstra que a retomada as atividades do Parlasul é uma realidade: “É vontade, e é uma decisão também, do Brasil, da Argentina, do Uruguai, do Paraguai e da Venezuela que o Parlamento retome a normalidade. O Parlasul é essencial para a integração sul-americana e sua inatividade afeta fortemente o Mercosul. E, nessa conjuntura de crise, a saída para os nossos países é a integração, e o fortalecimento político, econômico e cultural do bloco”.
A presidência do Parlamento do Mercosul é rotativa, assim, o senador Roberto Requião, eleito por indicação da Representação Brasileira para ser um dos vice-presidentes, também deverá exercer a presidência do colegiado. A sede do Parlasul é em Montevidéu, Uruguai.