A convite do Senado italiano, do Instituto Italiano para a Ásia e o Mediterrâneo e do Fórum Mundial Diálogo das Civilizações, o senador Roberto Requião discute em Roma e em Rodes a crise financeira global, as relações do Mercosul com a Europa e as perspectivas políticas e econômicas para a América Latina. Além de participar da mesa diretora do Parlamento do Mercosul, o senador Requião preside a Comissão de Desenvolvimento, Meio Ambiente e Energia, uma das quatro comissões permanentes da Eurolat, entidade que reúne o Parlamento Europeu e Parlamentos latino-americanos.
Em Roma, Requião será recebido no Senado da Itália senador Pier Ferdinando Casini, presidente da Comissão de Assuntos Externos da Casa. Como disse o senador Casini, ao fazer o convite a Requião, o encontro “vai ser uma ocasião apropriada para o confronto de idéias e troca de experiência”, tanto em relação à atividade parlamentar como sobre a situação econômica mundial, envolvendo aí as relações Itália-Mercosul.
Ainda na capital italiana, o senador Requião é um dos palestrantes do seminário que vai debater os caminhos a seguir pela América do Sul, nessa conjuntura. O seminário é promovido pelo Instituto Italiano para a Ásia e o Mediterrâneo, presidido pelo jornalista, senador e ex-ministro Gian Guido Folloni, e tem como um dos coordenadores o economista Paolo Raimondi. O debate vai ser na Câmara dos Deputados da Itália, na“Sala della Mercede”.
Integração do continente latino-americano, política comum de desenvolvimento, plano de infra-estrutura para a modernização dos países da região, relações políticas e econômicas com a Itália e demais países da União Européia, os BRICS, são temas do debate.
Os economistas brasileiros Carlos Lessa e Darc Costa também participam do encontro, assim com o jornalista e editor mexicano radicado no Brasil Lorenzo Carrasco.
Na Grécia
Já na Ilha de Rodes, Grécia, o senador Roberto Requião é um dos oradores da 11ª Sessão Anual do Fórum Mundial “Diálogos de Civilizações”, que se realiza entre os dias 2 e 6 de outubro. Requião terá como tema de sua palestra “A Crise Global e o Mercosul”.
A seguir, o convite ao senador Requião para participar do Fórum de Rodes e uma declaração dos dirigentes sobre a missão da entidade.
ConviteForumRhodes