Requião diz que ANTT é conivente com abusos de concessionárias
O senador Roberto Requião afirmou nesta quinta-feira (26), no plenário do Senado, que a rejeição, pela casa, do nome de Bernardo Figueiredo para mais um mandato à frente da Agência Nacional de Transporte Terrestre, não serviu para mudar o comportamento da ANTT, que continua sendo condescendente com os abusos das concessionárias de rodovias e ferrovias.
Para exemplificar, Requião citou recente relatório do Tribunal de Contas da União, que considera absurdos os procedimentos da agência que permitem às concessionárias jogar no “fundo de caixa” (com Taxa Interna de Retorno, TIR entre 18 e 24 por cento) “investimentos novos”.
O senador pediu ainda que a presidente Dilma envie para o Senado, no mais breve tempo possível, os nomes dos novos diretores da ANTT, que está sob gerência interina desde que a recondução de Bernardo Figueiredo foi rejeitada, no dia sete de março.
Ao mesmo tempo, Requião repudiou a atitude da bancada do PMDB na Câmara Federal que, rompendo acordo feito no Senado, “ votou pelo barbarismo, pelo atraso, piorando ainda mais o Código Florestal”. De qualquer forma, ironizou o senador, “a atitude de atraso” do PMDB “ vai acrescentar mais dez pontos na popularidade da presidente Di ma, já que ela deve rejeitar as barbaridades aprovadas na Câmara”.
Veja a seguir o discurso do senador Roberto Requião nesta quinta-feira (26), no plenário. E leia o acórdão do TCU que aponta os absurdos verificados nos procedimentos internos da ANTT.
Página IncialSem categoriaRequião diz que ANTT é conivente com abusos de concessionárias