Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Cerca 2 anos atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaRequião diz que reforma pode favorecer retrocesso democrático

Requião diz que reforma pode favorecer retrocesso democrático

Requião diz que reforma pode favorecer retrocesso democrático

O senador Roberto Requião disse nesta segunda-feira, 28, em discurso no plenário, que a reforma política que uma comissão especial do Senado está discutindo pode representar uma regressão na história da democracia, caso adote o voto em lista, sem a individualização da escolha, e o chamado “distritão”, com a eliminação do voto proporcional.
O voto em lista preparada pela burocracia partidária, forçando uma opção sem personalizar o escolhido, comparou Requião, é o mesmo que imaginar uma França sem Napoleão, uma Rússia sem Lênin, Stalin ou Trotski ou Cuba sem Fidel e Che Guevara. Quanto à instituição do voto majoritário nas eleições parlamentares, o senador apontou o perigo da eliminação de tendências, de correntes ideológicas, de pensamentos políticos divergentes, que o voto proporcional favorece.
Requião deu um exemplo: concorrendo por Minas Gerais, em uma hipotética eleição para deputado federal, o ex-presidente Itamar Franco teria uma votação estrondosa, mas seria o único eleito de sua tendência, enfraquecendo-a, em conseqüência.
O senador paranaense voltou a defender a sua proposta de lista mista, parte fechada e parte aberta, sendo que a proporcionalidade seria garantida pelo voto na lista fechada, um voto, segundo ele, programático.
Veja a seguir a íntegra do pronunciamento de Requião no Senado, nesta segunda-feira, 28.

PRONUNCIAMENTO NA TRIBUNA

Foto: Geraldo Magela / Agência Estado