Requião é condenado mais uma vez por denunciar desvios no Paraná
O senador Roberto Requião (PMDB/PR) comentou nesta quarta-feira (21) a condenação que sofreu da Justiça do Paraná que determinou o pagamento de R$ 30 mil ao ex-governador Jaime Lerner por danos morais. Requião lembrou que quando assumiu o governo do Estado, em 2003, encontrou uma série de desvios e denunciou os desmandos da gestão que o antecedeu.
“Eu denunciei, Ministério Público denunciou e nada foi julgado até hoje. E eu já paguei indenização por danos morais a essa gente porque os juízes dizem que eu não posso chamar de ladrão quem não foi ainda julgado”, disse Requião referindo-se a denúncia que fez sobre desvios na Copel e no Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
“Agora tenho uma condenação para pagar R$ 30 mil ao ex-governador Jaime Lerner porque um dia tendo lido no Google que ele havia sido condenado a uma pena se seis anos e três meses de cadeia citei este fato em uma entrevista”, contou o senador.
No entanto, a sentença ainda não havia sido publicada e Lerner processou Requião por danos morais. “Ocorre que posteriormente ele foi condenado em primeira instância a três anos e seis meses de cadeia. Recorreu ao STJ e o Tribunal confirmou a condenação porque o ex-governador havia contratado irregularmente um pedágio com uma concessionária, o pedágio da Lapa”, lembrou.
“Eu que combati os desmandos, combati a dilapidação do erário, os mal feitos do governo que me antecedeu e estou sendo sistematicamente condenado a pagar indenizações por danos morais pelo simples fato de que eles não haviam ainda sido condenados em instância final”, criticou Requião.
Para ele, trata-se de uma tentativa de intimidação. “Isto é uma pressão. Eu me sinto chantageado como se estivessem me proibindo de cumprir o meu dever de denunciar desmandos que prejudicaram e prejudicam o Paraná enquanto os autores dos desmandos não forem condenados em instância final”.
Foto: Pedágio na Lapa.