Requião é eleito presidente da representação brasileira no Parlamento do Mercosul
O senador Roberto Requião foi eleito, nesta terça-feira, 13, presidente da representação do Brasil no Parlamento do Mercosul, o Parlasul. Indicado pelo PMDB para fazer parte do grupo de 37 parlamentares (10 senadores e 27 deputados federais) que compõem a representação brasileira, Requião foi agora escolhido para presidi-la. Para a primeira vice-presidência, foi eleito o deputado Mendes Thame (PSDB-SP), e para a segunda vice, a senadora Ana Amélia (PP-RS). O deputado federal paranaense Dr. Rosinha (PT) foi indicado para ser o vice-presidente do Parlasul.
Para a escolha de Requião, pesou a sua experiência e dedicação aos assuntos do Mercosul. Em seu mandato anterior de senador, ele presidiu a Comissão Parlamentar do Mercosul, agora sucedida pelo Parlasul, substituindo o ex-presidente da Argentina Raul Alfonsín. Como governador do Paraná, Requião tomou inúmeras iniciativas para fortalecer os laços comerciais e culturais com os países do Mercado.
Falando aos deputados e senadores da representação brasileira, Requião disse que “mais do que nunca reforça-se a importância do Mercosul, face à crise econômica mundial. Diante da débâcle do capitalismo financeiro, os países do Mercosul precisam reunir suas forças, porque não há outra saída a não ser apoiarmos em nossas próprias forças”.
O senador Roberto Requião convocou uma nova reunião da representação brasileira para a próxima terça-feira, 20, para discutir a participação nas próximas sessões do Parlamento, que tem como sede a capital do Uruguai, Montevidéu. Possivelmente daqui a dois anos, os membros do Parlasul serão eleitos diretamente pelos eleitores de cada um dos países membros do Mercado.
Parlasul pode consolidar solidariedade entre sul-americanos
Em entrevista à Rádio Senado e em seu comentário para emissoras de rádio nesta quarta-feira, 14, o senador Roberto Requião disse que o Parlamento do Mercosul, o Parlasul, poderá ser “um forte instrumento para forjar e consolidar a solidariedade sul- americana”. No entanto, advertiu, o Parlamento só vai alcançar sucesso nessa tarefa se ultrapassar as meras questões comerciais.
Eleito presidente da representação brasileira no Parlasul, na terça-feira, 13, o senador Roberto Requião avalia que a crise econômica mundial oferece aos países do Mercosul a oportunidade de avançar na construção do bloco, já que em momentos como essa a tendência é que os países, e blocos comerciais, adotem medida protecionistas.
Requião afirmou ainda que os países do Mercosul, indistintamente, devem “renunciar a qualquer veleidade imperial”, tendo sempre a solidariedade como guia.
Ouça agora a entrevista do senador Roberto Requião à Rádio Senado e seu comentário para as emissoras de rádio.
Minha entrevista na Rádio Senado
Requião fala sobre o cargo de presidente do Parlasul
Fotos: Gil Pereyra