Vice-presidente do Parlamento do Mercosul, presidente da Representação Brasileira no Parlasul, entre 2011 e 2013, co-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da EUROLAT , Assembléia Parlamentar Europa-América Latina, o senador Roberto Requião é hoje o principal interlocutor do parlamento brasileiro com países do continente e da Europa.
Em seu mandato anterior como senador , entre 1995 e 2002, Requião também dirigiu a Representação Brasileira, e, em substituição ao ex-presidente argentino Raul Alfonsin, assumiu a presidência internacional da entidade que mais tarde seria transformada no Parlamento do Mercosul.
Na condição de vice-presidente do Parlasul e co-presidente da Comissão de Desenvolvimento da EUROLAT, Requião tem sido constantemente indicado pelo Senado para reuniões na América Latina e na Europa. Nesta segunda-feira (7), por exemplo, o senador está em Montevidéu, sede do Parlasul, para mais uma reunião plenária do organismo.
Como dirigente de uma das quatro comissões permanentes da EUROLAT, Requião é frequentemente convocado para reuniões e palestras em várias partes do mundo. Ainda recentemente, esteve em Atenas. Grécia, para expor na Assembléia Parlamentar Europa-América Latina suas posições sobre a exploração do gás de xisto e sobre os riscos do plantio e consumo dos transgênicos.
Neste ano, Requião participou também de reuniões em Roma, onde foi recebido no Senado italiano para debater a crise financeira internacional, e manteve encontro com o Vaticano; em Vilnus, Lituânia, presidiu reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico da EUROLAT ; e foi um dos oradores do 11° Fórum Mundial “Diálogos das Nações”, em Rodes, Grécia, falando sobre “A Crise Global e o Mercosul”.
As viagens de Requião exterior a trabalho são feitas por indicação do Senado, e aprovadas pelo plenário da Casa.
Ganha o Paraná
A intensa participação do senador Roberto Requião em missões parlamentares no exterior, entre 1995 e 2002, permitiu a ele, como governador, entre 2003 e 2010, liderar bem sucedidas missões comerciais, na América Latina, no Canadá, na Europa e na Ásia, abrindo mercados para os produtos paranaenses.