Requião é um dos cem parlamentares mais influentes do Congresso
O senador Roberto Requião está na lista dos “Cabeças do Congresso”, relação dos cem parlamentares mais influentes que o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o DIAP, publica anualmente. Na listagem estão 38 senadores e 62 deputados federais. Do Paraná, foram selecionados sete parlamentares.
O DIAP é uma entidade de assessoria parlamentar dos sindicatos brasileiros e, entre outras tarefas, fiscaliza o desempenho de deputados e senadores, publicando todos os anos uma relação dos parlamentares que mais se destacam na legislatura. A avaliação é feita a partir da atuação do parlamentar no plenário do Senado ou da Câmara e nas comissões técnicas das duas casas.
A presença do senador Roberto Requião entre os cem parlamentares mais influentes do Congresso não é novidade, uma vez que em seu mandato anterior como senador do Paraná (1995-2002) ele sempre fazia parte da seleção do DIAP. Requião é classificado pelos sindicalistas como influente debatedor.
A publicação impressa da lista do DIAP deverá circular até o final deste mês.
Critérios
Na definição do DIAP, os “Cabeças” do Congresso”são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais”. Entre os atriburtos de um parlamentar de destaque, os sindicalistas enumeram “ a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações”. Senso de oportunidade, saber, eficiência na leitura da realidade, conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro dos debates, liderando sua repercussão, são outros critérios para selecionar os “Cabeças do Congresso”, diz o DIAP.
Para acessar a lista do DIAP, com o relatório da escolha dos cem parlamentares que constituem a elite do Congresso Nacional, acesse o sítio da entidade: www.diap.org.br ou faça o link abaixo:
"Cabeças" 2011: DIAP divulga lista dos 100 parlamentares mais influentes