Requião elogia discurso de posse da presidente Cristina Kirchner
A posse da presidente reeleita da Argentina, Cristina Kirchner , foi o tema do pronunciamento de rádio desta segunda-feira (12) do senador Roberto Requião (PMDB/PR). Na opinião dele, este foi o evento mais importante da semana passada. “Foi um discurso brilhante, fazendo um apelo pela unidade da América do Sul”, destacou.
Por mais de uma hora, Cristina agradeceu os votos e garantiu que vai trabalhar por todos sem deixar as convicções de lado. “Era o discurso que eu gostaria de escutar aqui no Brasil. Ela se colocou de forma clara a favor do emprego, dos trabalhadores, e do capital produtivo. Disse com todas as letras que não é a presidenta das corporações. Mas é a presidenta de 40 milhões de argentinos”, contou Requião.
A presidente argentina, em sua fala no último sábado (10), deixou clara a idéia de que a crise surgiu nos Estados Unidos pela desvinculação da produtividade dos salários. “Cristina tomou uma posição em relação à economia que deve ser a posição do Brasil e da América do Sul”, opinou o senador.
A presidente Dilma Rousseff participou da cerimônia de posse e foi citada pela colega. “Ela lembrou ter visto na imprensa recentemente fotografias da menina Dilma sendo interrogada pela ditadura militar firme, séria, com a postura belíssima enquanto os inquisidores, no momento da fotografia, tapavam com as mãos seus rostos envergonhados”, disse Requião.
Banco Central – Outro fato citado pelo senador Requião foi a proposta do senador Lindberg Farias (PT/RJ) para mudança no escopo do Banco Central, incluindo a estabilidade da moeda e a criação de emprego e desenvolvimento econômico.
“A proposta foi aprovada pela Comissão de Economia por unanimidade, mas logo depois, pressionado pelo Governo evidentemente, ele retira a proposta garantindo a liberdade formal e absoluta do Banco Central nas mãos dos especuladores”, lamentou Requião.
ÁUDIO
DISCURSO COMPLETO DA PRESIDENTE
Presidenta Dilma e Cristina, durante a posse.
Foto: Agência EFE