Requião elogia Mantega mas quer medidas mais fortes contra especulação
O senador Roberto Requião elogiou nesta segunda-feira, 18, a atuação de Guido Mantida na reunião dos ministros de Finanças, em Washington, no final da semana passada, por ele ter criticado a falta de limites para o fluxo de capitais. No entanto, o senador considerou ainda tímidas as medidas do governo brasileiro para conter a especulação financeira.
“Apostamos todas as nossas fichas na presidenta Dilma e esperamos que o governo brasileiro aja com mais firmeza contra aqueles que se apõem a medidas monetárias e cambiais mais duras, contra a ganância jamais saciável da especulação financeira”, disse Requião.
Quanto às reuniões do G20 e do FMI, o senador paranaense deplorou que, mais uma vez, pouco ou nada se avançou no sentido de conter o fluxo de capitais, o que acaba pressionando a inflação e a desvalorização do dólar em países como o Brasil. Com juro zero nos Estados Unidos, os especuladores buscam lucros inundando o nosso país com suas aplicações, desarrumando a nossa economia, explicou Requião.
O senador fez essas observações como preâmbulo à repercussão, no Plenário, de palestra do economista inglês Magnus Ryder, professor da Universidade de Oxford, no seminário sobre a crise financeira mundial, realizado no Paraná.
Na seqüência, o do discurso do senador Roberto Requião.