O senador Roberto Requião lembrou no plenário do Senado, nesta terça-feira (5), os mais de 300 anos da assinatura do “Tratado de Metheun”, celebrado entra a Inglaterra e o Portugal e que, segundo ele, lançou os fundamentos da dependência econômica e do subdesenvolvimento brasileiro. O acordo, esclareceu o senador, transformou Portugal e sua colônia brasileira inteiramente dependentes dos produtos industrializados ingleses.
Em contrapartida, disse o senador, os Estados Unidos, logo depois de sua independência, rejeitaram pressões da Inglaterra, para que também se transformassem em importadores de produtos industrializados e meros fornecedores de produtos primários. Em vez de um tradado semelhante ao de Metheun, os Estados Unidos adotaram o “Tratado das Manufaturas”, um amplo programa de industrialização e desenvolvimento, afirmou.
No entanto, insistiu o senador, sozinho, isoladamente, o Brasil não vai vencer o atraso. Para ele, apenas a unidade latino-americana poderá fazer com que todos os países do continente superem séculos de dependência econômica e baixo desenvolvimento. Requião deu números do comércio entre o Brasil e os países da América Latina e do Caribe para comprovar que a unidade continental e não os tratados bilatérais com os países industrializados é a melhor opção para todos os países da região, especialmente os do Mercosul.
A seguir, texto e vídeo do discurso do senador Roberto Requião nesta terça-feira (5) no Senado.
Clique para ler o discurso