O senador Roberto Requião incluiu o nome do engenheiro Fernando Siqueira, da Associação dos Engenheiros da Petrobrás, entre os convidados para a audiência pública que vai discutir a espionagem norte-americana sobre a Petrobrás, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. A proposta foi aprovada na reunião da CAE desta terça-feira (10).
Requião lembrou aos senadores que Fernando Siqueira mantém uma posição combativa de defesa do petróleo brasileiro e representa um segmento importante da sociedade brasileira que se opõe à entrega do pré-sal às multinacionais.
Requerimentos dos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-A) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) convocavam para a audiência a presidente da Petrobrás Maria das Graças Foster, os ministros Celso Amorim, da Defesa, Luiz Alberto Figueiredo de Carvalho, das Relações Exteriores, general José Elito Siqueira, da Segurança Institucional, o professor Aloísio Araújo, da Fundação Getúlio Vargas e representantes do Ministério das Minas e Energia e da Agência Nacional do Petróleo.
Dada a importância do tema, argumentou Requião em requerimento enviado à CAE (o senador está na reunião do Parlasul, em Montevidéu), é importante que os senadores conheçam também o ponto de vista dos que se opõe ao modelo dos leilões que a estatal promove. Especialista repeitado na área, Siqueira tem uma longa militância em defesa do petróleo brasileiro.