Requião leva a Temer proposta para trocar dívidas dos Estados e municípios por obras e contratação de servidores
O senador Roberto Requião (PMDB/PR) levou nesta quinta-feira (14) ao vice-presidente da República seu Projeto de Lei Complementar que propõe a troca da dívida dos Estados e municípios com a União por obras de infraestrutura e contratação de servidores para as áreas de saúde, educação e segurança pública.
É uma proposta para fortalecer a economia do Brasil, que padece por falta de obras e investimentos e vê seu PIB cair a cada ano. “O nosso Brasil está parado. Saímos de um crescimento de 7,5% do Produto Interno Bruto em 2010 para 2,7% em 2011”, lembrou Requião, dizendo que a dívida dos Estados com a União em dezembro de 2011 já era de R$ 460 bilhões.
“No ano passado, Estados pagaram para a União cerca de R$ 29,5 bilhões. A proposta é que a União convenie com os Estados a utilização destes recursos em obras de infraestrutura, custeio de atividades fim. Desta forma, teríamos a colaboração de 27 Estados. A União não perderia nada”, explicou.
Pela manhã, o senador apresentou o Projeto para secretários de Fazenda do Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais, que participaram de uma audiência pública no Senado que debateu a forma de distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados.
“É com muita simpatia que acolho sua proposta. Ela é muito importante para o nosso Estado. Aplaudo a proposta de Vossa Excelência”, disse Luiz Carlos Hauly, secretário de Fazenda do Paraná.
Página IncialSem categoriaRequião leva a Temer proposta para trocar dívidas dos Estados e municípios por obras e contratação de servidores