Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Cerca 2 anos atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaRequião manda investigar e polícia pede prisão de Cavendish. Mas Beto contrata a Delta para fazer a Linha Verde

Requião manda investigar e polícia pede prisão de Cavendish. Mas Beto contrata a Delta para fazer a Linha Verde

Requião manda investigar e polícia pede prisão de Cavendish. Mas Beto contrata a Delta para fazer a Linha Verde

No dia 28 de junho de 2005, por orientação do governador Roberto Requião, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná desencadeou a operação “Grande Empreitada”, para cumprir mandados de prisão contra 27 empreiteiros e fazer buscas e apreensões em 44 endereços de construtoras. Empreiteiros e empresas eram acusados de fraudes em licitações de obras públicas. Entre os empresários, destacava-se Fernando Antônio Cavendish Soares, dona da Delta Construções S/A.
As investigações da “Grande Empreitada” haviam começado em 2004, quando Requião manifestou a certeza da existência de um cartel de empreiteiras para forçar o aumento de preço em licitações de obras públicas. Escutas determinadas pela Justiça comprovaram que Requião tinha razão. Os empreiteiros acordavam entre si quem ganharia as licitações, combinavam formas de forçar a elevação dos preços das obras e fixavam valores para corromper funcionários públicos, e assim obter informações privilegiadas e manipular os certames.
A operação deteve-se particularmente em uma licitação convocada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba –Comec-, no valor de mais de 52 milhões de reais, para a construção de obras de transporte para integrar a capital e os municípios vizinhos. As empreiteiras inscritas decidiram frustrar a licitação, forçando a elevação do preço máximo das obras em mais de 25 por cento. Toda a ação foi previamente combinada e acabou caindo no “grampo” autorizado pela Justiça. Por determinação de Requião, a licitação foi anulada.
A operação “Grande Empreitada” cumpriu 27 mandados de prisão, 44 mandados de busca e apreensão e resultou na prisão de 17 pessoas, entre elas o presidente e o vice-presidente da Associação Paranaense de Empreiteiros de Obras Públicas. Fernando Cavendish estava entre os empresários com mandado de prisão e só não foi detido por não ter sido localizado, em seu endereço no Rio de Janeiro mas a sede de sua empresa naquela cidade foi vasculhada pela polícia.
Antes da operação “Grande Empreitada”, a Delta realizou pequenas obras de manutenção e conservação para a Secretaria dos Transportes . Depois da operação, nenhum órgão do Estado contratou mais a empreiteira.
Linha Verde
No entanto, a empresa de Cavendish, da que se suspeita que o contraventor Carlinhos Cachoeira seja sócio (ou mesmo proprietário), ganhou uma das maiores obras da administração de Beto Richa, quando ele era prefeito de Curitiba: a controvertida “ Linha Verde”. A obra custou 53 milhões de reais para a cidade e foi entregue com seis meses de atraso. A licitação vencida pela Delta foi promulgada no dia 14 de dezembro de 2006, um ano e meio depois da operação “Grande Empreitada”. Logo, a Prefeitura de Curitiba já possuía informações suficientes sobre a forma de agir de empresa de Cavendish-Cachoeira.
Leia a seguir documentos da operação “Grande Empreitada”  e abaixo na página, uma apresentação da SESP sobre a APEOP.
Representa por busca e apreensões e prisões temporárias