Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Cerca 2 anos atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaRequião no debate: levarei ao Senado a defesa do trabalho, da nação

Requião no debate: levarei ao Senado a defesa do trabalho, da nação

 Requião no debate: “levarei ao Senado a defesa do trabalho, da nação”
A defesa do trabalho, do capital produtivo e da nação, com firmeza e, quando necessário, com dureza. Esse é o compromisso que o candidato ao Senado Roberto Requião reiterou aos eleitores paranaenses durante o debate promovido pela Band Curitiba na noite desta quinta-feira (dia 26), e transmitido ao vivo para todo o Estado. Entre questões abordadas, Requião ressaltou ainda ser a favor da educação em tempo integral nas escolas públicas.

Requião fez uma retrospectiva das ações que empreendeu à frente do Governo do Paraná, e assinalou que elas contemplaram justamente os pontos os quais se compromete a priorizar na sua atuação no Senado. “O Paraná é um hoje um sucesso administrativo, batendo recorde na geração de empregos. É essa experiência toda que tem que ser levada ao Senado.”

A defesa do trabalho, por exemplo, foi prática no Governo Requião quando implantou o piso mínimo regional, o maior do país. Os benefícios fiscais às micros e pequenas empresas – as que mais criam postos de trabalho – fomentaram o capital produtivo. E os programas sociais promoveram inclusão. “O Paraná não cobra energia dos mais pobres e tem tarifa de água barata para os carentes”, citou.

EDUCAÇÃO – Entre as questões que respondeu, Requião foi enfático ao se posicionar a favor da implantação da educação em tempo integral nas escolas da rede pública. O ex-governador enumerou investimentos de sua gestão na área, que elevaram a qualidade do ensino nas escolas estaduais – a educação paranaense tem hoje os maiores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Fizemos o livro didático público, a capacitação continuada dos professores, a TV Paulo Freire, colocamos um televisor com pen-drive em cada sala de aula, construímos canchas esportivas. Levantamos a qualidade do nosso ensino. A educação integral, depois desses avanços, é perfeitamente possível, e é projeto do Osmar Dias, que está entusiasmado, entusiasmo que me contagia e à Gleisi também, minha companheira de chapa para o Senado”, declarou Requião. Quanto ao encontro dos candidatos ao Senado, classificou como um "debate porreta".

>>>Confira, a seguir, outros pontos defendidos por Requião no debate

CONTRA O “CAPITAL VADIO” – Requião reafirmou o compromisso em defesa do capital produtivo e na luta contra os juros altos e outros privilégios ao “capital vadio”, ou seja, aquele gerado pelo mercado financeiro, que não decorre da produção.

SEGURANÇA – O candidato ao Senado fez um breve balanço dos investimentos de seu governo em segurança pública. Destacou as intervenções que o Estado fez na Vila Zumbi, em Colombo, “que tinha os maiores índices de criminalidade e hoje é uma das localidades mais tranquilas do Estado”. Lembrou da situação caótica em que se encontrava o setor. “A polícia tinha comandos indicados por deputados, estava sucateada. Ampliamos o efetivo, compramos armamentos, viaturas; criamos a Força Alfa, na fronteira e o policiamento comunitário”.

GOVERNO LULA – Requião elogiou os programas sociais do Governo Lula e as medidas tomadas para combater os efeitos da crise global que eclodiu ano passado. “O Lula acabou com aquela história de fazer o bolo crescer para dividir. Ele mexeu na base. Vinte e um milhões de brasileiros saíram da pobreza absoluta.”