O senador Roberto Requião, vice-presidente do Parlamento do Mercosul, participa nesta segunda-feira (12), em Montevidéu, Uruguai, da reunião da mesa dirigente do colegiado. No encontro, os representes do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela discutem as pautas para as reuniões extraordinária e ordinária do Parlamento, que deverão ser realizadas no dia 9 de junho.
Na sessão extraordinária do Parlasul, os parlamentares deverão debater o tema “Porto de Águas Profundas”.
As reuniões do Parlamento são realizadas em Montevidéu, sede do Parlasul.
Nova Alca?
Na sessão ordinária do Parlamento, o senador Roberto Requião deverá voltar ao tema dos acordos bilaterais entre os países que integram o Mercosul com a União Européia. Para o vice-presidente brasileiro do Parlasul, o bloco deve evitar a armadilha de uma nova ALCA, a associação comercial com que os Estados Unidos pretendiam dominar a América Latina.
Para Requião, a integração e o fortalecimento do Mercosul devem se constituir na preocupação central dos países que o integram :” A saída para a crise, o crescimento e o desenvolvimento está aqui mesmo, em nosso continente. O que os europeus e os norte-americanos querem é o nosso mercado, nada mais; em crise, buscam exportar seus produtos, transformando nos nossos países em meros consumidores de manufaturados e produtores de commodities”.