A convite do Parlamento Latino-americano, o senador Roberto Requião participa, na próxima semana, em Medellin, Colômbia, da XVIII reunião da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Comunicação do Parlatino. A intenção do colegiado é unificar o debate do continente em torno do tema e inteirar-se das experiências dos países nessas áreas.
O senador Requião presidiu a Comissão de Educação do Senado, entre 2011 e 2012, ao mesmo tempo em que dirigiu a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. O senador teve ainda aprovada a sua indicação para a vice-presidência do Parlamento, condição que o fará presidente do colegiado, já que o posto é ocupado em rodízio pelos países membros do Parlasul.
Na Colômbia, Requião deve falar sobre a experiência de seu governo no Paraná (2003-2010) no campo da educação, da ciência e da tecnologia. Na área da educação, ele desenvolveu um vitorioso programa de qualificação dos professores, o Programa de Desenvolvimento Educacional , PDE, que mudou a história da educação pública no estado.