Para reagir à revelação do ex-agente dos serviços de informações dos Estados Unidos de que o Brasil também foi vítima da espionagem norte-americana, a presidente Dilma Rousseff deveria conceder imediatamente asilo político a Edward Snowden, afirmou nesta segunda-feira (8), no plenário, o senador Roberto Requião. “O governo brasileiro precisa acabar com essa enrolação e falta de firmeza e acolher esse herói norte-americano”, disse o senador.
Em sua fala, o senador divulgou ainda uma mensagem que recebeu do professor e ex-ministro Mangabeira Unger, propondo pontos para o debate da reforma política. Alguns desses itens coincidem com a proposta de radicalização democracia, feita pelo senador no plenário do Senado na quinta-feira passada (4).
O senador revelou também preocupação com as consequências do fim do fórum privilegiado para os parlamentares sobre o julgamento do “mensalão do PSDB”; com o fim do privilégio, o processo voltaria às instâncias iniciais e não mais seria julgado pelo Supremo Tribunal Federal, como aconteceu com o “mensalão do PT”. De volta a instâncias inicias, com a demora para ser apreciado, o “mensalão do PSDB” fatalmente prescreveria e seria arquivado.
Na sequência, discurso do senador Requião com a sugestão de Mangabeira Unger.
Parabenizo o Senador pelo excelente discurso. Apoio incondicionalmente a sugestão do sr. que o Brasil conceda asilo à Snowden.
Parabéns!
Sou do Parana e sinto saudade do Requiao como governo.