Por requerimento do senador Roberto Requião, o Senado aprovou a realização de uma sessão especial para debater a crise econômica e as perspectivas de longo prazo para o Brasil.O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou nesta terça-feira (28) a convocação do debate em dia e horários a serem brevemente definidos.
A sessão temática deverá contar com a participação do ministro da Fazenda, Joaquim Levy; dos economistas Carlos Lessa e Marcio Henrique Monteiro de Castro; e do engenheiro Darc Antonio da Luz Costa.
Também poderão participar dos debates os economistas Armínio Fraga, ex-diretor do Banco Central; Samuel Pessoa; e Marcos Lisboa.
Na justificação do requerimento, Requião argumenta que o Brasil vem passando por “profunda crise de natureza econômica, política e com riscos de crise institucional”. Para o senador, é preocupante que o país não tenha “visão de longo prazo, projeto estratégico, projeto nacional”.
“O Brasil necessita, com urgência, de um projeto nacional que oriente o governo, o Congresso, os partidos, o capital produtivo, a classe trabalhadora, a política externa. Enfrentar a crise que se avoluma e se aprofunda exigem planejamento estratégico e projeto nacional”, afirma Requião no documento.