O senador Roberto Requião (PMDB-PR) anunciou nesta sexta-feira (12), em Plenário, que pretende esclarecer denúncia de que o Executivo teria editado medida provisória para “legalizar uma ilegalidade”: a operação de portos privados de Santa Catarina com cargas de terceiros.
Ele lembrou denúncia feita anteriormente sobre suposta pressão de concessionários desses portos para o Tribunal de Contas da União (TCU) adiar um julgamento sobre o problema, com o argumento de que “sairia uma medida provisória legalizando a ilegalidade”.
Agora, Requião disse ter recebido e-mail do presidente da construtora Triunfo, que é também presidente do conselho de administração da Portonave, informando que “o Tribunal de Contas julgou e que eles ganharam essa questão, com escore de oito a um”.
Mas o senador assegurou que as pessoas que lhe deram a informação primitiva disseram que, na verdade, não foi isso que aconteceu.
– Eles me dizem que esse julgamento favorável à Portonave se deu exatamente porque a medida provisória legalizou o que era ilegal.
Para Requião, “essa é uma questão muito séria”, que precisa ser apurada. Na próxima segunda-feira, ele pretende entrar em contato com o TCU em busca de esclarecimentos.
– Cometi um equívoco? Me induziram ao erro? Ou realmente houve uma pressão da Casa Civil e a legalização do que era ilegal? – questionou.
O senador disse que o presidente da Portonave o convidou para visitar o seu terminal, mas observou que “talvez a situação se inverta”. Segundo Requião, se suas informações iniciais estiverem corretas, pretende convocar o presidente da Portonave e representantes TCU e da Casa Civil para explicar “o que houve atrás desse triste episódio”.
(Com Jornal do Senado)
VÍDEO
Como diz Requião, e lamentável que a presidente Dilma esta incorporando FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (FHC), por quê? , porque esta mal assessorada. Será por falta de memória, pois Dilma esteve em Paranaguá e viu como o porto esta, estava tão bem, e tão bom que ela mesma disse que era exemplo de porto para o Brasil, mas hoje parece que tem outra visão por quê? Espero que Requião, e os senadores que tem interesse, e visão para o Brasil e que tudo isso seja desaprovado. Senão podemos estar muito mal, pois depois não adianta reclamar, infelizmente o Brasil para se recuperar e demorado, sempre com as mesmas histórias não temos dinheiro, o que nós não temos é competência para andar junto, ou a frente do desenvolvimento. Isso e falta de gestores, gestores com competência de governar, pensar, agir com inteligência. Ter visão para ver que o futuro sempre esta a frente. Espero que os governantes acordem, pois estamos em 2013. A hera da pedra ficou só como exemplo da época. Se os governantes olhassem, os gestores que o antecederam viriam que poderia fazer muito mais para provar para si mesmo que e possível sempre fazer melhor. Para seu município, ou para seu estado ou para sua nação. Então vamos fazer, vamos pelo menos ter a iniciativa. Mas sim não podemos esquecer que podemos contar com o povo que sempre clamou por esta iniciativa, dos nossos governantes. Esta e minha opinião como cidadão paranaense e biturunense, como sempre Requião tem razão. Então para este que já provou que pode fazer, e fará muito mais, Requião vamos junto rumo a 2014. Abraço de seu e sempre amigo Assis Bolsoni, Bituruna Paraná… Sim nossa opinião sempre será importante. 13.04.2013.