Requião relata ao Senado audiência com Lugo para discutir brasiguaios
O senador Roberto Requião relatou ao plenário do Senado, nesta terça-feira, 7, o resultado de seu encontro com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, na semana passada, em Assunção, para discutir a situação dos chamados “brasiguaios”, produtores rurais descentes de brasileiros que temem o confisco de suas terras. O senador explicou que a situação fundiária paraguaia “é uma grande confusão”, com a sobreposição de vários títulos de propriedade para a mesma área.
A crise atual, contou Requião, decorreu da decisão do presidente Lugo de realizar um amplo programa de regularização fundiária. A ida de funcionários do instituto de terras do Paraguai, acompanhados de militares do exército , despertou nos “brasiguaios” temores de expropriações, explicou.
Requião dise que o presidente Lugo garantiu que as terras legitimamente adquiridas vão ser respeitadas e que não haverá invasão de propriedades de “brasiguaios”. De qualquer forma, ressalvou o senador, a regularização fundiária em curso é um problema paraguaio e diz respeito à soberania do país vizinho.
Veja o vídeo com o pronunciamento do senador Requião, nesta terça-feira, 7.
Página IncialSem categoriaRequião relata ao Senado audiência com Lugo para discutir brasiguaios