Requião sugere criação de comissão para acompanhar eleições no Paraguai
O senador Roberto Requião (PMDB/PR), que preside a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul – Parlasul, gravou nesta quarta-feira (04) um depoimento em protesto ao cancelamento da reunião dos países do bloco que ocorreria no último dia 02, em Montevidéu (Uruguai).
Requião contou que o encontro agendado não ocorreu porque os parlamentares argentinos não compareceram e os parlamentares uruguaios se recusaram a participar da reunião. Segundo ele, a senadora argentina Laura Monteiro contou que não foi à reunião porque foi informada que o encontro havia sido suspenso.
“Nós achamos que o Parlasul é a representação dos povos dos nossos países. E não está vinculado a esta suspensão política estabelecida pelos nossos governos”, disse Requião, que apoia a decisão tomada pelos governos do Brasil, Argentina e Uruguai em relação ao Paraguai.
“Ficamos indignados porque queríamos dar a oportunidade do contraditório aos parlamentares paraguaios, que não foi dada a Lugo Mêndez e aos paraguaios. Nós não podemos agir da mesma maneira”, alertou. O senador sugeriu a criação de uma comissão para acompanhar as próximas eleições paraguaias.
“Queremos eleições, participação popular, garantia do espaço democrático. Eliminar este ponto de contato do Parlasul com o Paraguai é uma tolice, falta de inteligência”, avaliou. “Somos parlamentares. Não somos empregados de chancelarias e nem subordinados aos governos”, finalizou.
Página IncialSem categoriaRequião sugere criação de comissão para acompanhar eleições no Paraguai