Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Cerca 2 anos atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasRequião sugere união dos três Poderes para resolver crise do Paraná

Requião sugere união dos três Poderes para resolver crise do Paraná

10385386_973405316018152_6507075658911857174_n“Fui governador do Estado por três vezes e minha grande preocupação era que o Paraná se adentrasse numa situação semelhante à situação do Rio Grande do Sul, com um peso brutal de folha e com uma dotação orçamentária para a Justiça, por exemplo, impagável”, lembrou o senador Roberto Requião nesta sexta-feira (06).
Requião contou que o desembargador Vidal Coelho, quando foi presidente do Tribunal de Justiça, procurou-o preocupado com o funcionamento da Justiça e do Estado. Juntos, fizeram a desapropriação da área para construção do Centro Judiciário, por exemplo. “Eu saí do governo e entrou um governo que não sabia o que fazia, irresponsabilidade absoluta. Levantaram a já boa dotação orçamentária do Judiciário”, disse.
Além disso, aumentaram a dotação orçamentária do Ministério Público, da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas. “E irrefletidamente aumentaram os salários de alguns setores do funcionalismo público e criaram cargos em comissão caríssimos. O resultado está aí. O Paraná está insolvente”.
“E gastaram o que não tinham. Aumentaram nas empresas públicas a participação dos sócios privados em 100%. Aumentaram o número de subsidiárias da Copel de cinco para 17. Aumentaram de 340 para 740 os cargos comissionados e as funções gratificadas da Sanepar. Com isso operavam as suas alianças partidárias”, explicou.
“Eles já estavam metendo a mão na Paraná Previdência. Tiraram mais de R$ 600 milhões da Paraná Previdência. E agora querem pegar os R$ 8 bilhões. Eu vejo agora a Justiça dar uma liminar para que os professores voltem às aulas. Todos queremos professores nas salas de aula. Mas como é que isso é possível sem papel higiênico nas escolas? Sem merenda escolar? Sem professores? Sem funcionários?”, questionou.
Para Requião, a saída é uma reflexão comum entre os Poderes para solucionar o funcionamento do Estado, como ele fez com o desembargador Vidal Coelho no passado. “Esta responsabilidade é de todos nós”, reafirmou.