Requião vota por candidatura avulsa e contra federação de partidos
Na reunião desta quarta-feira, 6, da Comissão de Reforma Política, o senador Roberto Requião votou pela adoção de candidaturas avulsas nas eleições municipais, proposta feita pelo senador Itamar Franco. As candidaturas avulsas dispensarão a filiação partidária, no entanto os candidatos deverão ser apoiados por dez por cento dos eleitores para poder concorrer. A proposta foi aprova pela maioria dos integrantes da Comissão.
Requião votou ainda pela fixação de limites de gastos para os partidos, nas campanhas eleitorais. A proposta também foi aprovada.
O senador, no entanto, votou contra a permissão de se organizarem federações de partidos para a disputa de eleições. Segundo Requião, essa idéia restabeleceria, na prática, as coligações partidárias, que a Comissão de Reforma Política já rejeitou.
Na reunião desta quinta-feira, 7, a Comissão vai discutir se submeter ou não a reforma política a u ma consulta popular, para que seja aprovada ou rejeitada, e a fixação de cotas para candidatas mulher.