Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Cerca 2 anos atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaRequião vota por sistema proporcional com lista fechada

Requião vota por sistema proporcional com lista fechada

Requião vota por sistema proporcional com lista fechada

Na reunião da Comissão de Reforma Política desta terça-feira, 28, o senador Roberto Requião votou pela adoção do sistema proporcional com listas fechadas, paras eleições parlamentares. A proposta obteve nove votos, derrotando a adoção do sistema majoritário, o “Distritão”, votada por sete senadores, e vai ao plenário do Senado.
Embora tenha votado na proposta vitoriosa, o senador Requião deve apresentar em plenário a sua idéia de um sistema misto, com listas fechadas e listas abertas. A lista fechada seria montadas nas convenções dos partidos; na aberta, os candidatos disputariam diretamente o voto proporcional.
Assim, o eleitor votaria duas vezes, uma no programa partidário, representado pelos candidatos elencados na lista fechada, outra no candidato por ele escolhido, na eleição proporcional. O número de cadeiras do partido seria definido pelo voto na lista fechada.
A grande preocupação do senador paranaense é a despolitização do processo eleitoral, com a adoção de sistemas de descaracterizam o mandato parlamentar, transformando os deputados em despachantes de pequenas questões de suas bases eleitorais.
Já a adoção de listas fechadas, forçaria os partidos a adotarem programas políticos claramente definidos e a convencer os leitores a votarem em suas propostas. Seria, então, explica Requião, um voto programático, ideológico. Os candidatos eleitos na lista fechada seriam os guardiões das propostas partidárias.

Foto: José Varella / Agência Estado

Reforma Perigosa