Responsabilidade por pneus usados deve ser do fabricante ou importador
Os pneus usados sem descarte correto foi o tema do pronunciamento que o senador Roberto Requião (PMDB/PR) fez para as rádios nesta quinta-feira (19). O senador contou que apresentou um projeto obrigando os fabricantes e importadores de pneus a dar o destino correto para pneus usados.
“O importador ou produtor só pode colocar um pneu no mercado quando tirar outro da natureza. O pneu usado pode ser queimado, pode ser transformado em uma mistura para asfalto e pode ser usado no artesanato”, exemplificou Requião.
O projeto já está tramitando com êxito no Senado e agora segue para a Comissão de Meio Ambiente da casa. No entanto, Requião relatou uma reunião que teve com técnicos do Ministério do Meio Ambiente nesta semana.
Segundo o senador, eles defendem que o dono do carro é o responsável pela eliminação do pneu usado. Se não ele, o vendedor, o representante do distribuidor ou o próprio distribuidor.
“Eles diluem de forma fantástica a responsabilidade tornando absolutamente inócuo o sistema. E já estão fazendo licitações para isso”, contou. “A minha proposta era extraordinariamente simples: o fabricante e o importador são responsáveis pelo destino final”, ressaltou.
De acordo com Requião, com esta responsabilidade reversa as fábricas de pneus simulam o recolhimento de pneus usados. Quando na verdade o material segue poluindo a natureza e servindo de foco para criação do mosquito da dengue.
“Quando terminou a reunião eu lembrei o ex-ministro (Nelson) Jobim que dizia o seguinte: ‘antigamente eles eram mais discretos. Mas hoje eles aparecem e dão palpite em todos os lugares’. Está muito difícil interagir com este governo na mão desta burocracia medíocre”, finalizou o senador.
Página IncialSem categoriaResponsabilidade por pneus usados deve ser do fabricante ou importador