A revalidação de diplomas estrangeiros pode ficar mais fácil. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (03), o projeto do senador Roberto Requião (PMDB/PR) que simplifica a revalidação de diplomas de cursos presenciais de graduação, mestrado e doutorado expedidos por instituições de educação superior estrangeiras cuja excelência seja atestada e declarada pelo poder público brasileiro.
Os processos de revalidação ou reconhecimento de diplomas de graduação deverão ser feitos por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, observando os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação e parâmetros de qualidade e prazos definidos em colaboração com o órgão responsável pela avaliação dos cursos de graduação do país.
Já os diplomas de mestrado e doutorado expedidos por instituições ou cursos estrangeiros só serão reconhecidos mediante processo de avaliação realizado por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior. Nas entidades estrangeiras cuja excelência seja atestada e declarada pelo órgão responsável pela coordenação da política nacional de educação, entretanto, terão tramitação simplificada, dispensando a avaliação individual de cada diploma por uma comissão.
Para Requião, o tema necessita de regulamentação pelo elevado número de estudantes que buscam revalidar seus diplomas e se deparam com procedimentos distintos adotados pelas diferentes instituições de ensino.
“São frequentes os relatos de processos excessivamente caros, pouco transparentes, demorados e arbitrários, que resultam em prejuízo a estudantes de destaque e na negativa do reconhecimento ou revalidação de estudos realizados em cursos de universidades de excelência acadêmica internacionalmente reconhecida”, explicou.
Conheça a íntegra do projeto:
(Com Agência Senado)
Prezados, a nota teve grande repersussão entre os estudantes de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia.
A Bolívia é atualmente o país com maior número de estudantes brasileiros (medicina).
A grande dúvida entre os estudantes é o trecho onde se lê “universidades de excelência acadêmica internacionalmente reconhecida”. Qual critério será usado para definir a excelência da universidade? Isso significa Universidades com acreditação pelo Mercosul?
Obrigada
Cristina Ramos