O jornalista Rodrigo Vianna, que mantém o blog “Escrevinhador”, sugeriu que o discurso que o senador Roberto Requião (PMDB/PR) fez sobre o atual momento brasileiro seja transformado em uma plataforma de governo. “Requião fez pronunciamento no Senado que é plataforma de candidato a Presidente: Ref. Agrária, estatizar bancos, aprofundar democracia”, postou o jornalista no Twitter (@rvianna).
Requião defendeu a “radicalização da democracia” com a reintrodução do planejamento para os setores públicos e privados, a reforma agrária, a estatização do sistema bancário, o reforço do sistema empresarial estatal, a reestruturação do sistema financeiro, a reindustrialização do Brasil, o investimento em ciclos novos de tecnologia, estimular a participação de trabalhadores no lucro das empresas, introduzir o sistema público de financiamento eleitoral, estimular a democracia direta com plebiscitos e referendos e o fim do monopólio da mídia.
“Requião: um candidato à Presidência com programa de esquerda, em defesa de Projeto Nacional. Tá na hora!!!”, declarou Rodrigo Vianna, que é historiador e jornalista há 20 anos. Já trabalhou na “Folha de S.Paulo”, “TV Cultura”, “TV Globo” e hoje está na “TV Record” de São Paulo, onde faz reportagens especiais para o “Jornal da Record” e apresena o “Entrevista Record – Mundo” (programa que vai ao ar às segundas-feiras, às 22h, na Record News).
Assista aqui ao pronunciamento completo do senador: