O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (10) requerimento do senador Roberto Requião pedindo regime de urgência para a votação de seu projeto que estabelece a eleição direta dos representantes brasileiros para o Parlamento do Mercosul, o Parlasul. A intenção de Requião é que o projeto seja aprovado antes de outubro, para que possa valer para as eleições do ano que vem.
Pela proposta do senador, o Brasil teria 74 representantes no Parlasul, distribuídos proporcionalmente entre os estados e o Distrito Federal e escolhidos por voto direto, junto com a eleição dos deputados federais. O Paraná contaria com quatro representantes.
Atualmente, dos países que compõem o Parlasul, apenas o Paraguai elege diretamente os seus representantes. Brasil, Argentina, Uruguai e agora Venezuela escolhem seus representantes entre deputados e senadores.
Para o senador Roberto Requião, o funcionamento do Parlasul é parte imprescindível dos esforços para a consolidação do bloco sul-americano.
Conheça a seguir o texto do projeto do senador Requião regulamentando a eleição direta para os representantes brasileiros no Parlasul.