Senado trabalha para integrar e modernizar casas legislativas
O Senado Federal, por meio do Programa Interlegis, está distribuindo computadores e impressoras para Câmaras de Vereadores de todo país. A distribuição começou em 2000 e tem como objetivo de integrar e modernizar as casas legislativas brasileiras.
Para as 26 Assembléias Legislativas e a Câmara Legislativa do Distrito Federal foram entregues um equipamento de videoconferência, igual ao instalado na sede do Programa, em Brasília, além de uma sala de multiuso composta de 20 computadores em rede e impressora. Para as câmaras municipais que aderiram à época foi entregue um microcomputador e uma impressora.
O procedimento está previsto no contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parceiro internacional do Senado para a modernização e integração do Poder Legislativo.
Todo o processo pode ser acompanhado no Portal da Transparência do Senado (www.senado.gov.br/transparencia), na caixa “Licitações e Contratos”. No Portal do Interlegis (http://www.interlegis.leg.br), o cidadão também tem as informações de todas as fases do processo.
História – O Programa Interlegis nasceu em 1997, da vontade de integrar todas as Casas Legislativas. No início, o Programa entregava equipamentos e dava treinamento para utilização de programas básicos que auxiliariam os trabalhos, principalmente administrativos, e também ensinava os primeiro passos de como navegar na rede mundial de computadores.
Na época da primeira distribuição, o material deu o primeiro impulso para a informatização da maioria das Câmaras, muitas delas ainda na era da máquina de escrever manual e da calculadora de manivela.
Confira as cidades paranaenses contempladas: Almirante Tamandaré, Altônia, Alvorada do Sul, Amaporã, Antonina, Assis Chateaubriand, Balsa Nova, Bela Vista do Paraíso, Boa Vista da Aparecida, Bocaiúva do Sul, Bom Sucesso, Braganey, Califórnia, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Carambeí, Centenário do Sul, Céu Azul, Congonhinhas, Cruzmaltina, Curiúva, Douradina, Doutor Ulysses, Entre Rios do Oeste, Espigão Alto do Iguaçu, Fazenda Rio Grande, Florestópolis, Flórida, Formosa do Oeste, General Carneiro, Godoy Moreira, Guairaçá, Guapirama, Icaraíma, Iguaraçu, Imbaú, Imbituva, Inácio Martins, Jesuítas, Joaquim Távora, Lupionópolis, Maripá, Mauá da Serra, Mercedes, Miraselva, Morretes, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Novo , tacolomi, Pato Bragado, Paula Freitas, Perobal, Pinhalão, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Quatro Pontes, Ramilândia, Rancho Alegre, São João do Ivaí, São Jorge do Patrocínio, São José da Boa Vista, São Manoel do Paraná, Serranópolis do Iguaçu, Sertaneja, Tapejara, Tibagi, Tuneiras do Oeste, Tupãssi, Uniflor, Ventania, Verê e Xambrê.
Página IncialNotíciasSenado trabalha para integrar e modernizar casas legislativas