Com o encerramento do mandato do senador Roberto Requião na presidência da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, os senadores Ciro Miranda (PSDB-GO) e Ana Amélia (PP-RS) foram eleitos, nesta quarta-feira (27) como presidente e vice, para dirigir a CE no biênio 2013-2014. Os novos comandantes da comissão, assim como diversos senadores, destacaram a gestão de Requião na CE, citando que sob sua direção o colegiado avançou, quer nos debates quer na aprovação de medidas para consolidar a educação como uma das frentes prioritárias da gestão pública nacional.
Os senadores lembraram as diversas audiências públicas convocadas por Requião, especialmente com os ministros Fernando Haddad e Aloísio Mercadante, possibilitando aos membros da CE um debate de altíssimo nível sobre a política de educação do governo federal. Debates sobre o Plano Nacional de Educação 2011-2020; a aprovação do projeto do Ato Médico; a destinação dos royalties do petróleo para a educação; a aprovação, em ritmo acelerado, da contratação de dezenas de milhares de professores e funcionários para instituições superiores de ensino público; as audiência pública com especialistas em educação, professores, funcionários e estudantes, foram alguns dos marcos da gestão de Requião destacados na reunião da CE.
A presidência das comissões do Senado tem mandato bienal e a tradição da Casa é a eleição de um novo presidente a cada dois anos. Requião já havia presidido a Comissão da Educação, entre 1995-1996, em seu primeiro mandato como senador do Paraná.
Parabens Senador , poucos tem seu conhecimento,sua cultura e visão que utilizada como foi nesta comissao, se , sao subsidios importantes para o que mais necessitamos no Brasil ! Um grande abraco.