Página IncialNotíciasSociedade cobra que Rádio e TV Educativa voltem a ter caráter público

Sociedade cobra que Rádio e TV Educativa voltem a ter caráter público

show_foto_not.phpA sociedade paranaense está unida no desejo de que as Rádio e TV Educativa voltem a ter ampla programação local e caráter público, com foco no cidadão. Segundo nota do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, que se soma a outras 29 entidades (organizações e movimentos sociais), há ainda outro agravante: desde 2012 , há precarização, sobrecarga de trabalho, estágios irregulares e demissões.

“Neste semestre, ficaram evidentes o aparelhamento e o cerceamento ao trabalho dos profissionais, o que levou, após pressão política do atual governo, à demissão de jornalistas da Rádio Educativa do Paraná”, diz trecho da Convocatória do Sindijor-PR sobre a situação da RTVE. Para a diretoria do Sindicato dos Jornalistas, o tema é de toda a sociedade.

“Em agosto deste ano, 22 entidades da sociedade civil reafirmaram a crítica à atual gestão do governador do estado, Carlos Alberto Richa (PSDB), caracterizada pela precarização de serviços essenciais e públicos, o que se reflete no aumento das tarifas no serviço de água, energia, pedágios, somada às más condições nas áreas da saúde e educação. Entre as pautas do encontro, também esteve presente a denúncia da atual gestão da Rádio e TV Educativa do Paraná (RTVE)”, segue o documento.

“O Sindijor-PR convoca os jornalistas, bem como as entidades da sociedade civil, o movimento social e sindical, as organizações no interior da Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC – seção do Paraná), para pautar, difundir e mobilizar em torno da situação da RTVE, cuja orientação hoje atenta contra a perspectiva de uma comunicação democrática, popular e de acordo com os interesses da maioria da população”, finaliza.

Mais informações: http://sindijorpr.org.br/noticia/convocatoria-do-sindijor-pr-sobre-a-situacao-da-rtve/5166

Foto: http://sindijorpr.org.br/