Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT)
Revista internacional editada pelo Tecpar cujo objetivo é difundir resultados das pesquisas e dos avanços científicos e tecnológicos gerados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Circuito de Software Livre
Série de palestras, oficinas e demonstrações sobre o uso e desenvolvimento de programas de computador de código aberto, promovido pela Celepar, Secretarias de Assuntos Estratégicos (Seae) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com apoio de universidades, prefeituras e outra instituições, com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre essa tecnologia.
Concurso de Produção Acadêmica do Universidade Sem Fronteiras
Incentiva a produção acadêmica dos docentes, profissionais recém-formados e bolsistas de iniciação científica do programa e também divulga as ações desenvolvidas a partir de 2007, bem como seus resultados. Busca a disseminação das ações de extensão universitária entre a população acadêmica e a sociedade paranaense.
Disseminação da Ciência e Tecnologia
Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) por meio da Fundação Araucária e com recursos do Fundo Paraná, tem por finalidade apoiar a organização e a participação de pesquisadores em eventos científicos e a divulgação dos resultados dos seus trabalhos em publicações periódicas específicas, além da difusão dos avanços tecnológicos e científicos para a sociedade paranaense.
Expresso Livre
Software colaborativo de apoio ao trabalho em grupo. Solução adaptada pela Celepar com base no software livre e-groupware. Conjunto integrado de ferramentas eletrônicas de comunicação – correio eletrônico, catálogo, agenda, gerenciador de tarefas, intranet, mensagens instantâneas e telefonia IP -, que permite a busca e o compartilhamento de informações corporativas, trabalho em grupo e o acompanhamento de tarefas, independente da plataforma ou de limites técnicos, geográficos ou organizacionais.
Fundação Araucária
A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná é uma agência de fomento e à pesquisa. Foi criada para amparar a formação de recursos humanos do Estado do Paraná. Trabalha com recursos financeiros do Fundo Paraná, formado pelos 2% da receita tributária do Estado destinados ao desenvolvimento científico e tecnológico. Desse percentual, até 30% são destinados à Fundação Araucária.
Inovação Tecnológica
Programa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), desenvolvido pela Fundação Araucária, como estratégia de caráter inovador na política de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico paranaense. O objetivo é fomentar a integração de pesquisadores junto a empresas dos setores público e privado para a criação de inovações tecnológicas que contribuam com o desenvolvimento econômico e social do Paraná.
Intec
Incubadora Tecnológica de Curitiba – Com a Intec, o Tecpar incentiva novos empreendimentos como forma de contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico regional por meio de empresas inovadoras de base tecnológica.
Lactec
O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento é um centro de pesquisa tecnológica sem fins lucrativos e auto-sustentável. Com soluções tecnológicas, ele promove o desenvolvimento econômico, científico e social, preservando e conservando o meio ambiente. Uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, o Lactec obtém recursos pela venda de projetos de pesquisa e desenvolvimento e de outros serviços tecnológicos. Para isso, tem autorização legal para firmar parcerias com o setor público sem precisar fazer licitação.
Latinoware
Conferência Latino-Americana de Software Livre. Evento anual de promoção e compartilhamento de soluções em software livre, conta com o apoio e organização da Celepar, Itaipu Binacional e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia
Criado para estimular e reconhecer o trabalho de pesquisadores e inventores do Paraná. Abrange as categorias profissional, estudante, inventor e jornalismo científico. A cada ano são contempladas duas áreas do conhecimento, em sistema de rodízio e, a partir de 2007, passou a ser concedido no Encontro Estadual de Ciência e Tecnologia.
Produção Científica
Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) por meio da Fundação Araucária e com recursos do Fundo Paraná, tem como objetivo ampliar e consolidar a capacidade de produção de conhecimento e inovação tecnológica no Estado, mediante apoio a projetos de pesquisa básica e aplicada, desenvolvidos em universidades e institutos de pesquisas.
Programa Paranaense de Bioenergia
Fomento à pesquisa e à produção de biodiesel. Desde 2004, cabem ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) a produção de biodiesel e o estudo das diferentes matérias-primas.
Programa de Pesquisa Meteorológica, Hidrológica e Ambiental
O Instituto Tecnológico Simepar, vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), desenvolve e executa projetos de pesquisa científica nas áreas meteorológica, hidrológica e ambiental. Os produtos desenvolvidos pelo Simepar têm como usuários finais o Governo do Paraná, a sociedade, a Defesa Civil, o setor de ensino e pesquisa do Estado e a mídia em geral. O instituto atende também o setor de ensino e pesquisa, fornecendo dados e informações da rede de monitoramento ambiental.
Rede de Serviços
Meio seguro e de alto desempenho da Celepar que permite o acesso à informação e aos serviços públicos prestados pelo Estado por meio de centenas de pontos de acesso distribuídos pelos 399 municípios paranaenses. Sistemas de informação, acesso à internet e telefonia compartilham a mesma infra- estrutura de serviços. O tráfego de dados é feito por meio de serviços MPLS (Multiprotocol Label Switching), fibra óptica, ponto a ponto, satélite, rede de ensino e internet.
SISDC
Sistema de Informações da Defesa Civil paranaense, desenvolvido por técnicos da própria Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em parceria com profissionais da Celepar. Facilitou com pioneirismo o preenchimento dos formulários de Notificação Preliminar de Desastres, Avaliação de Danos, entre outros, resultando no apoio para a avaliação dos desastres que ocorrem em qualquer cidade paranaense. Além disso, possui banco de dados para a armazenagem das ocorrências de desastres, materiais, recursos e voluntários, permitindo a geração de relatórios específicos e a utilização de georreferenciamento para apoiar a visualização de toda essa base disponível e dinâmica, pois pode ser continuamente alimentada em tempo real, bastando acessar www.defesacivil.pr.gov.br.
Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec)
Por meio desse sistema, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) disponibiliza apoio tecnológico às micro, pequenas e médias empresas.
Software Livre
Programa de computador desenvolvido de forma colaborativa e liberado para uso, cópia, modificação e redistribuição sem qualquer restrição. Tais liberdades são conferidas pelos autores e efetivadas pela distribuição do código-fonte dos programas, o que os transforma em bens públicos disponíveis para utilização por toda a comunidade e da maneira que seja mais conveniente a cada indivíduo, grupo, empresa ou organização. Desde 2003 a lei 14.058 determina o uso do software livre pelo Governo do Paraná, que está na base da política de desenvolvimento de sistemas da Companhia de Informática do Paraná (Celepar).
Tecpar
O Instituto de Tecnologia do Paraná é uma empresa pública de pesquisa, desenvolvimento, produção e prestação de serviços em tecnologia. Ao longo da trajetória de mais de 60 anos, o Tecpar conquistou credibilidade no Paraná e no Brasil. Originado do Laboratório de Análises e Pesquisas, criado em 1940 e embrião do Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas (IBPT), o Instituto de Tecnologia do Paraná é hoje reconhecido como um centro de referência nacional.
Troféu Mulheres de Ciência Glaci Zancan
Criado em 2009 como parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher, o troféu homenageia mulheres cientistas e educadoras que contribuem para o avanço da ciência e da tecnologia, participam do processo de consolidação e valorização das instituições de ensino e pesquisa do Paraná e contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população paranaense.
Unidades Móveis de Atendimento Tecnológico (Prumo)
Veículos adaptados para levar apoio tecnológico às micro e pequenas empresas na área de transformação de plástico e cerâmica.